Como Operar e Cuidar da Sua Piscina: Um Guia Prático e Didático

Facebook
Twitter
LinkedIn

Ter uma piscina em casa é sinônimo de diversão e relaxamento, mas também exige atenção e cuidados para garantir que a água esteja sempre limpa e pronta para uso. Neste guia prático, compartilharemos informações importantes e didáticas sobre como operar e cuidar adequadamente da sua piscina, incluindo o uso de equipamentos e produtos químicos.

 

FIGURA 01: CABEÇOTE DO FILTRO

 

FIGURA 02: FUNÇÕES DO FILTRO

FIGURA 03: REGISTRO ABERTO E FECHADO

 

FIGURA 04: PRÉ-FILTRO

 

I. Manutenção e Limpeza da Piscina

Tratamento da água:

a. Medir o pH: O nível de pH ideal para a piscina varia entre 7,2 e 7,6. Use um kit de teste para verificar o pH regularmente e faça os ajustes necessários com produtos específicos.

b. Cloração: O cloro é o principal agente de desinfecção da água. Verifique a quantidade de cloro na água e mantenha-o no nível adequado, geralmente entre 1 e 3 ppm (partes por milhão).

c. Algicida: Utilize um algicida semanalmente para evitar o crescimento de algas na piscina.

 

Filtragem e Circulação:

a. Filtrar: O filtro deve funcionar de 6 a 8 horas por dia, ou conforme as recomendações do fabricante. Limpe os cartuchos ou a areia do filtro conforme as instruções do fabricante.

b. Circular: Quando utilizar produtos químicos que possam danificar a areia do filtro (exemplo: Barrilha ou Maxfloc na quantidade para decantar), use a função circular do sistema de filtragem.

 

Aspiração e Drenagem:

a. Aspirar: A aspiração da piscina é fundamental para remover sujeiras e detritos do fundo. Siga as instruções para aspirar filtrando ou drenando.

b. Drenar: Quando necessário retirar água da piscina sem que ela retorne ou passe pela areia do filtro, siga as instruções para drenar.

 

Remoção de detritos e escovação:

a. Remoção de detritos: Utilize uma peneira ou um coletor de superfície para retirar os detritos flutuantes e limpe os cestos do skimmer regularmente.

b. Escovação: Escove a piscina pelo menos uma vez por semana, utilizando uma escova de nylon e um cabo de alumínio.

 

 

II. Operação dos Equipamentos e Uso de Produtos Químicos

Limpeza do pré-filtro (FIGURA 04): Execute este procedimento sempre que terminar de aspirar a piscina. Siga as instruções para limpar o pré-filtro, evitando derramar água na casa de máquinas.

Instruções detalhadas para operar o sistema de filtragem e aspiração da piscina:

a. Filtrar, Circular, Drenar, Lavar e Pré-filtrar: Siga as instruções detalhadas mencionadas no texto fornecido para executar cada uma dessas operações. FIGURA 1 E 2 mostra o cabeçote do filtro e suas funções. Basta movimentar a alavanca para selecionar a opção desejada.

 

FILTRAR: É o mais utilizado e deve ser realizado diariamente. Como fazer:

1. DESLIGAR O MOTOR

2. COADEIRAS E RALO DE FUNDO ABERTOS (FIGURA 03 MOSTRA UM REGISTRO ABERTO E UM FECHADO)

3. ABRIR RETORNO

4. FECHAR ASPIRAÇÃO

5. MANETE NA POSIÇÃO FILTRAR

6. LIGAR O MOTOR

 

CIRCULAR:  A Água não passa pela areia do filtro. Utiliza-se essa posição para produtos específicos que podem danificar a areia da filtragem.

1 DESLIGAR O MOTOR

2 COADEIRAS E RALO DE FUNDO ABERTOS

3 ASPIRAÇÃO FECHADO

4 ABRIR RETORNO

5 MANETE NA POSIÇÃO CIRCULAR

6 LIGAR O MOTOR

 

DRENAR: Quando se quer retirar água da piscina para que ela fique vazia (em um caso de manutenção por exemplo). Como fazer:

1 DESLIGAR O MOTOR

2 RALO DE FUNDO ABERTOS

3 ASPIRAÇÃO E COADEIRA FECHADAS

4 FECHAR RETORNO

5 MANETE NA POSIÇÃO DRENAR

6 LIGAR O MOTOR

 

LAVAR: É utilizado quando se quer retirar as impurezas da areia, Normalmente o operador vai notando que a aspiração na posição filtrar vai ficando “fraca”, normalmente uma retro lavagem da areia resolve esse problema. Como fazer:

1 DESLIGAR O MOTOR

2 RALO DE FUNDO ABERTOS

3 ASPIRAÇÃO E COADEIRA FECHADOS

4 FECHAR RETORNO

5 ABRIR ESGOTO/DRENO

6 MANETE NA POSIÇÃO LAVAR

7 LIGAR O MOTOR

8 OLHAR NO VISOR A ÁGUA ATÉ ELA VOLTAR A FICAR TRANSPARENTE

9 DESLIGAR O MOTOR

10 PRÉ-FILTRAR A AREIA

 

PRÉ- FILTRAR: Após lavar a areia não se deve voltar para a posição filtrar imediatamente. É necessário realizar uma operação intermediária (pré-filtrar) e após isso posicionar a alavanca na posição filtrar. Isso evita que restos da água de lavagem da areia retornem para piscina.  É utilizado quando se quer retirar as impurezas da areia, como fazer:

1. DESLIGAR O MOTOR

2. RALO DE FUNDO ABERTOS

3. ASPIRAÇÃO E COADEIRA FECHADOS

4. FECHAR RETORNO

5. ABRIR ESGOTO/DRENO

6. MANETE NA POSIÇÃO PRÉ-LAVAR

7. LIGAR O MOTOR

8. OLHAR NO VISOR A ÁGUA ATÉ ELA VOLTAR A FICAR TRANSPARENTE

9. DESLIGAR O MOTOR

10. FILTRAR A AREIA

 

ASPIRAR DRENANDO “COM ASPIRADOR”:  Quando estiver muito sujo o fundo da piscina. Como fazer:

1. DESLIGAR O MOTOR

2. RALO DE FUNDO E COADEIRA FECHADOS

3. ASPIRAÇÃO ABERTO

4. FECHAR RETORNO

5. ABRIR ESGOTO/DRENO

6. LIGAR O MOTOR

7. OLHAR NO VISOR A ÁGUA ATÉ ELA VOLTAR A FICAR TRANSPARENTE

8. DESLIGAR O MOTOR

9. RETORNAR PARA POSIÇÃO FILTRAR APÓS O PROCEDIMENTO

Obs: Caso a aspiração fique fraca aconselhamos que se abra parcialmente o registro de ralo de fundo.

 

ASPIRAR FILTRANDO “COM  ASPIRADOR” É o mais utilizado e deve ser realizado quando houver sujeira decantada em pouca quantidade ou quantidade moderada. Como fazer:

1. DESLIGAR O MOTOR

2. RALO DE FUNDO E COADEIRA 

3. ABRIR RETORNO

4. ASPIRAÇÃO ABERTO

5. MANETE NA POSIÇÃO FILTRAR

6. LIGAR O MOTOR E ASPIRAR A PISCINA

7.  RETROLAVAR A AREIA

 

 

III. Precauções e Dicas Importantes

Segurança: Nunca manuseie a alavanca do filtro com a motobomba ligada e não acione a motobomba com registros fechados, pois isso pode causar danos irreparáveis aos equipamentos.

Uso de produtos químicos: Sempre siga as instruções dos fabricantes dos produtos químicos utilizados no tratamento da piscina. Evite misturar produtos incompatíveis e certifique-se de usá-los na dosagem correta.

Dosador de cloro: O dosador de cloro deve ser usado exclusivamente com cloro em pastilhas (cloro estabilizado). Nunca utilize outro tipo de cloro no equipamento, pois há riscos de explosão.

Piscinas coletivas: Em piscinas de uso coletivo, é necessário contar com um responsável técnico devidamente habilitado para garantir a qualidade da água e o funcionamento adequado dos equipamentos.

Garantia dos equipamentos: Os fabricantes normalmente oferecem uma garantia de 1 ano para os equipamentos da piscina. A garantia não cobre despesas com remoção e transporte do equipamento, sendo responsabilidade do cliente levá-lo até a loja ou uma assistência técnica autorizada.

Ao seguir essas dicas e informações, você poderá garantir que sua piscina esteja sempre limpa e segura para uso. Lembre-se de que a manutenção regular e o cuidado adequado com os equipamentos e produtos químicos são fundamentais para manter a água em perfeitas condições. Com um pouco de dedicação e conhecimento, você poderá aproveitar ao máximo sua piscina e proporcionar momentos de lazer e diversão para sua família e amigos.

Fique por dentro de TUDO sobre piscinas, água e verão!

Siga nossas redes sociais

Links úteis

Página inicial
Projetos personalizados
Nosso blog

Podemos te ajudar?

(51) 99992-1997
projetosdepiscina@gmail.com
© 2022 Projetos de Piscina. Todos os direitos reservados.